headerphoto
Histórico

 

 

A Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR), pertencente à Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, RJ, foi fundada em 1961 com a criação do curso de Engenharia Metalúrgica. Com o crescimento da escola, novos cursos surgiram atendendo uma demanda regional e nacional. Em 2001 iniciaram-se os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e em 2004, o curso de Engenharia de Agronegócios. O curso de Engenharia de Agronegócios da UFF é o primeiro curso de graduação com este perfil no Brasil, sendo considerado pioneiro e inovador, englobando as diversas áreas do conhecimento das Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Ciências Tecnológicas.

O curso foi implantado em junho de 2005, após a aprovação da criação pelo Conselho Universitário da UFF pela Resolução n.153/2005 e reconhecido pela portaria do MEC n.384, de 19 de março de 2009, disponibilizando um total de 80 vagas anuais. Reconhecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura – CONFEA, por meio da decisão PL-1722/2013 de 28 de novembro de 2013, autorizando aos egressos do curso de graduação em Engenharia de Agronegócios exercer as atividades profissionais descritas para Engenheiro de Produção – Agroindústria, de acordo com a Resolução CONFEA n.235 de 09 de outubro de 1975 e Resolução CONFEA n.218 de 29 de junho de 1973.

O curso de graduação em Engenharia de Agronegócios está lotado no Departamento de Engenharia de Agronegócios, localizado na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda pertencente ao Pólo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. O corpo de funcionários e a infra-estrutura do Departamento conta atualmente com 14 professores doutores, 6 funcionários técnico-administrativos e 8 laboratórios de pesquisa.